🎓 SEQUÊNCIA DIDÁTICA:
FOLCLORE BRASILEIRO
Duração: 5 aulas
Objetivo Geral: Compreender e valorizar o folclore brasileiro por
meio de diferentes gêneros textuais, ampliando o repertório cultural e
desenvolvendo habilidades de leitura, escrita e interpretação.
Habilidades BNCC: EF15LP01, EF02LP12, EF02LP16, EF02LP21
📚 AULA 1 – GÊNERO
TEXTUAL: POEMA
Texto: "NO REINO DO FOLCLORE"
Objetivo: Ler, interpretar e recitar poema sobre personagens do
folclore.
📄 TEXTO EM LETRAS
MAIÚSCULAS:
NO REINO ENCANTADO DO
FOLCLORE BRASILEIRO,
VIVEM LENDAS ANTIGAS DE
UM TEMPO VERDADEIRO.
SACI PULA COM UMA PERNA
SÓ,
ESPERTO, TRAVESSO, NUNCA
ESTÁ SÓ.
O BOTO COR-DE-ROSA ENCANTA
O CORAÇÃO,
COM SEU CHAPÉU BRANCO,
TRAZ CONFUSÃO.
A IARA EM SEU CANTO FAZ
TODOS PARAR,
NO RIO PROFUNDO, ELA SABE
ENCANTAR.
O CURUPIRA COM SEUS PÉS
AO CONTRÁRIO,
DEFENDE A FLORESTA DE
TODO O MAL VÁRIO.
CAIPORA APARECE EM NOITE
DE LUA,
CORRE NA MATA, NINGUÉM
A SEGURA.
FOLCLORE É FANTASIA, HISTÓRIA
E MAGIA,
É RIQUEZA CULTURAL, É
PURA ALEGRIA.
Atividades:
- Leitura coletiva do poema.
- Roda de conversa sobre os
personagens citados.
- Ilustração do personagem
favorito do poema.
- Recitação expressiva em
duplas.
📸 Imagem ilustrativa: poema com
fundo de floresta mágica e personagens folclóricos.
📚 AULA 2 – GÊNERO
TEXTUAL: PARLENDA
Texto: "A CASINHA DO SACI"
Objetivo: Ler e memorizar uma parlenda tradicional, trabalhando
ritmo e oralidade.
📄 TEXTO EM LETRAS
MAIÚSCULAS:
NA CASINHA DO SACI
TUDO É BEM ASSIM:
O FOGÃO NÃO TEM FUMAÇA,
O CAFÉ JÁ VEM DE GRAÇA.
O GATO MIANDO MIADO,
O RATO COMENDO O PRATO,
O SACI DANDO CAMBALHOTA
NO CHAPÉU DO SEU BERNARDO.
CAMINHA, CAMINHA, CAMINHA,
NA MATA ENCANTADA SE ENTRA.
SE O SACI TE PEGAR NA
ESQUINA,
ELE TE COLOCA NUMA PENEIRA
FINA!
Atividades:
- Leitura com ritmo e palmas.
- Memorização e dramatização
da parlenda.
- Produção de uma nova
parlenda coletiva com outro personagem.
- Ilustração da “casinha do
saci”.
📸 Imagem ilustrativa: casinha do
saci no meio da mata com elementos lúdicos.
📚 AULA 3 – GÊNERO
TEXTUAL: LENDA
Texto: "A LENDA DO CURUPIRA"
Objetivo: Compreender a estrutura da lenda e discutir a importância
da preservação da natureza.
📄 TEXTO EM LETRAS
MAIÚSCULAS:
DIZEM QUE NA FLORESTA
AMAZÔNICA VIVE UM SER MISTERIOSO: O CURUPIRA.
ELE É UM MENINO DE CABELOS
DE FOGO E PÉS VIRADOS PARA TRÁS.
SEUS PÉS CONFUNDEM OS
CAÇADORES, QUE SE PERDEM NA MATA.
O CURUPIRA DEFENDE OS
ANIMAIS E AS ÁRVORES.
QUEM DERRUBA ÁRVORES SEM
NECESSIDADE, ELE ASSUSTA.
QUEM MACHUCA OS BICHOS,
ELE FAZ PERDER O CAMINHO.
UMA VEZ, UM HOMEM ENTROU
NA MATA COM SEU FACÃO.
QUERIA CORTAR UMA ÁRVORE
CENTENÁRIA.
MAS, DE REPENTE, OUVIU
ASSOVIOS E BARULHOS ESTRANHOS.
FOI O CURUPIRA, QUE O
FEZ CAMINHAR EM CÍRCULOS O DIA INTEIRO.
O HOMEM NUNCA MAIS VOLTOU
À FLORESTA COM INTENÇÕES RUINS.
DESDE ENTÃO, TODOS PASSARAM
A RESPEITAR O CURUPIRA.
Atividades:
- Leitura coletiva e
dramatizada.
- Reconto oral da lenda com
fantoches.
- Discussão sobre proteção da
natureza.
- Produção de um cartaz com
mensagem ambiental.
📸 Imagem ilustrativa: Curupira
na floresta com pegadas ao contrário.
📚 AULA 4 – GÊNERO
TEXTUAL: LISTA
Texto: "LISTA DE ITENS DO BAÚ FOLCLÓRICO"
Objetivo: Compreender a função e estrutura da lista.
📄 TEXTO EM LETRAS
MAIÚSCULAS:
ITENS ENCONTRADOS NO
BAÚ FOLCLÓRICO:
1. CHAPÉU DO
SACI
2. PENTE DA IARA
3. PÉ DE CABRA DO
LOBISOMEM
4. FLAUTA DO
BOTO
5. COCAR DO
CAIPORA
6. REDINHA DA
CIGANA
7. POTE DE OURO DO
SACI
8. AMULETO DO
CURUPIRA
9. LIVRO MÁGICO DA
MULHER DE BRANCO
10. CAJADO DO VELHO
DO RIO
Atividades:
- Leitura da lista com
exploração dos significados.
- Criação de um baú de papel
com ilustrações dos itens.
- Escrita coletiva de uma nova
lista com outros elementos folclóricos.
- Montagem de um mural com
"Baús do Folclore" feitos pelos alunos.
📸 Imagem ilustrativa: baú aberto
com os 10 itens mágicos desenhados em estilo infantil.
📚 AULA 5 – GÊNERO
TEXTUAL: HISTÓRIA EM QUADRINHOS
Texto: "SACI E O DIA DO TROTE"
Objetivo: Ler e interpretar HQ com sequência lógica de
acontecimentos.
📄 TEXTO EM LETRAS
MAIÚSCULAS:
CENA 1
SACI: HOJE É O DIA PERFEITO PRA PREGAR UMA PEÇA!
(SACI SORRINDO ESPERTAMENTE AO LADO DE UM BALDE DE ÁGUA)
CENA 2
CAIPORA: SACI! VOCÊ VIU MINHA CESTA DE FRUTAS?
SACI: EU? NÃO SEI DE NADA! (ESCONDENDO A CESTA ATRÁS DA COSTA)
CENA 3
IARA: VAMOS BRINCAR DE PULAR PEDRA?
SACI: CLARO! MAS PRIMEIRO... CUIDADO COM A ÁGUA! (RISOS AO FUNDO)
CENA 4
TODOS: SACI!!!
SACI: É SÓ UMA BRINCADEIRINHA! VOCÊS NÃO TÊM HUMOR!
CENA 5
TODOS: ENTÃO AGORA É NOSSA VEZ DE BRINCAR!
(SACI FOGE ENQUANTO TODOS CORREM ATRÁS DELE)
Atividades:
- Leitura em grupo com vozes
dos personagens.
- Discussão sobre a moral da
história: brincadeiras com respeito.
- Criação de nova HQ com outro
personagem folclórico.
- Montagem de um varal com as
HQs dos alunos.