Projeto Escolar: “Caprichoso ou Garantido? Conhecendo os Bois de Parintins”
PÚBLICO-ALVO:
Alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental
DURAÇÃO:
2 semanas (adaptável)
---
JUSTIFICATIVA:
O Festival Folclórico de Parintins, com os bois Caprichoso e Garantido, representa um dos maiores eventos culturais do Brasil. Levar essa manifestação para a escola é uma forma de valorizar a cultura popular, promover o respeito às tradições e incentivar a expressão artística dos alunos.
---
OBJETIVOS:
Geral:
Conhecer e valorizar o Festival de Parintins e seus elementos culturais, artísticos e simbólicos.
Específicos:
Identificar os personagens e símbolos dos bois Caprichoso e Garantido.
Compreender a origem e os rituais do Festival de Parintins.
Desenvolver a expressão oral, corporal, musical e artística.
Trabalhar os sentimentos de identidade, respeito e valorização da diversidade cultural brasileira.
Estimular a leitura, produção de textos, contação de histórias e apresentações.
---
COMPONENTES CURRICULARES ENVOLVIDOS:
Língua Portuguesa: leitura de lendas, produção de textos, parlendas e histórias.
História e Geografia: cultura amazônica, localização de Parintins, costumes e tradições.
Arte: criação de máscaras, alegorias, danças e músicas.
Música: ritmos do boi-bumbá, ensaios de toadas.
Educação Física: expressão corporal com coreografias.
Matemática: contagem, gráficos com a votação do boi preferido, medidas na construção de alegorias.
---
ETAPAS DO PROJETO:
1. EXIBIÇÃO DE VÍDEOS E RODA DE CONVERSA
Objetivo: Apresentar os bois de Parintins com vídeos curtos e coloridos mostrando os desfiles.
Atividade:
Projeção de vídeos do Festival.
Debate: O que mais chamou a atenção? O que é parecido com o Carnaval?
Identificação das cores, músicas e principais personagens dos dois bois.
---
2. LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE LENDAS
Objetivo: Conhecer a origem do Boi-Bumbá.
Atividade:
Leitura dramatizada da lenda do boi-bumbá.
Produção coletiva de recontos ou quadrinhos (por nível).
Criação de títulos como: “O Boi Encantado de Lilás”, “A Coragem de Catirina”.
---
3. OFICINAS DE ARTE
Objetivo: Estimular a expressão artística e manual.
Atividades:
Construção de máscaras dos personagens: boi, pajé, sinhazinha, cunhã-poranga.
Criação de estandartes das cores Caprichoso (azul) e Garantido (vermelho).
Confecção de boizinhos com papel machê, EVA ou garrafa PET.
---
4. MÚSICA E DANÇA: TOADAS DOS BOIS
Objetivo: Conhecer e dançar ao som das toadas.
Atividades:
Ensaios com coreografias simples para crianças.
Uso de instrumentos recicláveis (tambor, chocalho, ganzá).
Escolha de uma música de cada boi para apresentação final.
---
5. ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES
Língua Portuguesa:
Produção de convite para a “Apresentação dos Bois na Escola”.
Criação de um jornalzinho com curiosidades do festival.
Matemática:
Gráfico de barras com a votação dos alunos: "Você prefere o Garantido ou o Caprichoso?"
Geografia:
Localização do estado do Amazonas e cidade de Parintins no mapa.
Comparação entre culturas regionais do Brasil.
---
6. CULMINÂNCIA: “FESTIVAL DOS BOIS NA ESCOLA”
Evento final com:
Desfile dos dois bois feitos pelos alunos.
Apresentação de danças e toadas.
Exposição das máscaras, estandartes e produções dos alunos.
Julgamento simbólico dos bois com jurados convidados (professores ou pais).
Troféus ou certificados simbólicos para todos.
---
AVALIAÇÃO:
Será contínua e formativa, considerando:
Participação nas rodas de conversa.
Interesse nas oficinas.
Criatividade nas produções artísticas.
Evolução na leitura, escrita e oralidade.
Envolvimento na culminância.
---
RECURSOS NECESSÁRIOS:
Projetor e som.
EVA, cartolina, tinta, cola, tesoura, recicláveis.
Textos e imagens impressas.
Espaço para apresentações.